Banner Radio
Cerca de 5 mil pessoas participam da procissão de Iemanjá, em Santos
01/03/2016 19:34 em Sociedade

Evento contou com apresentações culturais e cortejos terrestre e marítimo

 

Procissão percorreu a orla da praia, nas imediações do Aquário de Santos

Cerca de 5 mil pessoas, de acordo com a Prefeitura de Santos, participaram neste domingo (28) da Procissão de Iemanjá, na Ponta da Praia, próximo ao Aquário Municipal. O evento contou com apresentações culturais e desfecho nas procissões terrestre e marítima, com a participação de cerca de 20 embarcações, que ocorreram por volta das 16h.

 

Sob a coordenação do babalorixá Marcelo de Logunédé, a programação celebrou a cultura afro-brasileira e destacou a luta contra a intolerância religiosa, reunindo pessoas da região, da Capital e até mesmo de outros estados.

 

A celebração à rainha do mar faz parte do calendário oficial da Cidade, tradicionalmente realizada no dia 2 de fevereiro. Mas, neste ano foi adiada devido à antecipação do Carnaval. O evento foi coordenado pela Casa de Culto Afro-brasilero Ilê Asé Sobo Oba Àryrá e pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult).

 

“Sempre acompanho a festa, pois acho bonita. Não sou seguidora da umbanda, mas tenho muita afinidade por Iemanjá, a Rainha do Mar”, disse a dona-de-casa Janaína da Paz Cunha, moradora do bairro Aparecida.

 

O babalorixá Marcelo destacou a tradição do evento religioso na Cidade. “A festa aqui em Santos é muito tradicional e faz parte do calendário oficial. Este ano, pela primeira vez em 15 anos, temos a presença de um prefeito nos acompanhando, que é Paulo Alexandre Barbosa. É uma conquista para todos nós”.

 

 

 
 
 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!