O Salgueiro este ano trará o samba enredo "A Ópera dos Malandros". Nas imagens abaixo, vemos a atriz Vivianne Araújo no ensaio técnico vestida de pomba gira,ela virá de dona Maria Padilha acompanhado de outros sete "Malandros" !
Salgueiro vai apresentar seis tipos de malandros na Sapucaí
Carnavalescos dizem que todo brasileiro tem um pouco de malandragem.
Moradores do Morro do Salgueiro se identificaram com o enredo.
A vice-campeã do carnaval de 2015, a Acadêmicos do Salgueiro vai contar o enredo “Ópera dos malandros”.
O carnavalesco Renato Lage explica que todos têm um malandro dentro de si. E explica o enredo:
“Todo brasileiro tem um pouquinho de malandragem dentro de si, um pouco dessa coisa maneira do malandro, sendo que uns tem para o bem e outros tem para coisas ruins. É isso, um espírito alegre que vai mostrar um malandro romântico em vários segmentos. Acho que vai agradar”, disse Lage.
O Salgueiro vai apresentar seis tipos de malandros. O do cabaré, Zé Pelintra, a entidade das ruas, das encruzilhadas e da boemia. Tem também o conquistador, o da jogatina, que adora um jogo de cartas. E quem explica a relação do malandro com o baralho cigano é a carnavalesca Márcia Lage.
“O cigano é aquela necessidade premente que se tem de indagar a sorte, de saber para onde se vai, se vem um grande amor, se está com o cara certo ou a mulher certa. A curiosidade mata, mas aí os ciganos estão sempre à disposição, para quem quiser, para prever futuro”, disse Márcia.
Os ciganos vão estar na avenida. Elas com saias rodadas e muitas moedinhas, eles, sob inspiração espanhola.
Tem ainda o malandro da night, ébrio, mas tem também o pensador. Numa ideia genial, os carnavalescos transformam a escultura O Pensador, de Rodin, em malandro. E o diretor cultural do Salgueiro, João Gustavo Melo explica o malandro batuqueiro.
“Os moradores do Morro do Salgueiro se identificaram de cara com o enredo. É um samba que traz muita emoção e já que existe um malandro em cada um de nós, a gente vai levar esse malandro para avenida. O malandro batuqueiro vai entoar alto na Sapucaí”, disse o diretor.
ENREDO DIVIDIDO COMO ATOS DE UMA ÓPERA
O enredo vai ser divido em atos como em uma ópera. Prostitutas, mendigos e cafetões serão interpretados nesse primeiro ato, dando ênfase a imagem desse segmento marginalizado e apontado pela sociedade. Já no segundo ato a inspiração vem do rei Nabucodonosor, e o malandro irá virar o Rei do Morro.
A ala inspirada na peça “Ópera de Malandro” de Chico Buarque trará um cenário que transporta a escola de samba para o ano de 1920, preferencialmente em um cabaré; lugar habitual da personificação dos malandros.
Em meio a bebidas e jogos de azar as alegorias serão caracterizadas para que o público se enxergue nesse ambiente nos 17 minutos em que as escola passará pela avenida.
Nas imagens abaixo, vemos a atriz Vivianne Araújo no ensaio técnico vestida de pomba gira,ela virá de dona Maria Padilha acompanhado de outros sete "Malandros"!
Confira a letra do samba enredo:
Enredo livremente inspirado na
obra “A Ópera do Malandro”
de Chico Buarque de Hollanda.
CONFIRA A LETRA DO SAMBA 2016:
Laroiê, mojubá, axé!
Salve o povo de fé, me dê licença!
Eu vou pra rua que a lua me chamou
Refletida em meu chapéu
O rei da noite eu sou
Num palco sob as estrelas
De linho branco vou me apresentar
Malandro descendo a ladeira… Ê, zé!
Da ginga e do bicolor no pé
“Pra se viver do amor” pelas calçadas
Um mestre-sala das madrugadas
Ê, filho da sorte eu sou
Vento sopra a meu favor
Gira sorte, gira mundo, malandro deixa girar
Quem dá as cartas sou eu, pode apostar!
O samba vadio, meu povo a cantar
Dia a dia, bar em bar
Eis minha filosofia
Nos braços da boemia, me deixo levar…
Eu vou por becos e vielas
Chegou o barão das favelas
Quem me protege não dorme
Meu santo é forte, é quem me guia
Na luta de cada manhã
Um mensageiro da paz
De larôs e saravás
É que eu sou malandro, batuqueiro
Cria lá do morro do salgueiro
Se não acredita, vem no meu samba pra ver
O couro vai comer!
FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/carnaval/2016/noticia/2015/12/salgueiro-vai-apresentar-seis-tipos-de-malandros-na-sapucai.html