Banner Radio
Texto: Rituais na Umbanda! Ainda são necessários?
25/02/2020 10:47 em Umbanda

 

O texto abaixo foi uma orientação recebida do “Caboclo Urubatão da Guia”, com o objetivo de esclarecer os médiuns de Umbanda, e alerta-los para a necessidade de autoconhecimento e transformação moral, melhorando a qualidade de seus trabalhos mediúnicos, em parceria com seus Guias Espirituais! 

Rito ou Ritual, na Umbanda, significa um conjunto de condutas corporais e atitudes mentais, que disciplinam e dão uniformidade aos pensamentos dos médiuns, perpetuados nos terreiros, através do uso de guias e brajás, bater cabeça a frente do Congá, defumação, ritmos dos atabaques, palmas, cantos, gestos, e demais condutas e atitudes respeitosas, objetivando facilitar o processo de Atenção, Concentração, Intenção e Vontade (ACIV), que funcionam como descenso energético, e consequentemente, a preparação para o trabalho que realmente importa: a caridade, em parceria com os Guias Espirituais!

 

Em outras palavras, todo esse processo de ritos sistematizados e repetidos, cultivados nos terreiros, funcionam como estímulos sensoriais externos, a fim de serem interiorizados no psiquismo dos médiuns da corrente, objetivando produzir e sustentar um padrão vibratório coletivo, necessário ao alinhamento e aproximação com as falanges espirituais, que com muito amor, e por vezes, com certas dificuldades, devido ao despreparo do médium, conseguem produzir o efetivo acoplamento com o médium, que permanece consciente.  

 

Vale lembrar que o que garante o êxito do trabalho mediúnico, não são os rituais adotados, e sim os objetivos elevados dos integrantes da corrente mediúnica. Essa afirmação vos faz refletir sobre a máxima de que “uma corrente é tão forte e segura, quanto o seu elo mais frágil”.  Então fica a pergunta: Os rituais são necessários?

 

Refletindo sobre a indagação anterior, podemos afirmar que: AINDA SÃO NECESSÁRIO, SIM! Isso acontece pelo fato que, a grande maioria dos médiuns, AINDA são muito despreparados, indisciplinados e desconcentrados, sem perceber a grande necessidade de sua reforma íntima, aprendendo a conter e disciplinar suas más inclinações. Porém, com o melhor preparo dos médiuns, na efetiva prática do amor incondicional, e o aumento do nível de consciência, adquiridos através dos estudos e das pesquisas, os rituais serão cada vez mais simplificados, retirando do terreiro de umbanda tudo o que não é CARIDADE! 

 

Não se enganem, a UMBANDA é genuinamente brasileira, e desde seus ressurgimento em nossa pátria, em 15 NOV 1908, pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, Ela vem evoluindo, em todos os sentidos, conforme o nível de consciência de seus adeptos, pois a lei do progresso é natural e obrigatória em todo Cosmo!

 

Lembrem-se que: 

 

• A UMBANDA é universal, não se limitando a rituais ou culturas de etnias;

• O novo não destrói o que já está estabelecido, através do amor e da caridade Crística, apenas o amplia;

• A UMBANDA não é mistério, é simplicidade;

• O Caboclo das Sete Encruzilhadas foi preciso em vos deixar a verdadeira essência da UMBANDA!  - Segue 1 slide para vos lembrar.

 

OKÊ ARÔ

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!