Banner Radio
O Hino da Umbanda
24/08/2016 20:18 em Umbanda

O Hino da Umbanda foi escrito por volta de 1960 por José Manoel Alves, que nasceu em Portugal em 1907.

O Músico e compositor que chegou a ser reconhecido e gravado por muitos artistas de sua época também era cego e veio para São Paulo em 1929, ingressando na Banda da Força Pública, onde ocupou vários postos, aposentando-se como capitão.

Um dia buscara a cura de sua cegueira em um terreiro de Umbanda. Embora não tenha conseguido por sua deficiência ter causa cármica, apaixonou-se pela religião.

Decidiu, então, compor um hino e apresentar a letra ao Caboclo das Sete Encruzilhadas, entidade do médium Zélio de Morais. 

O Caboclo apreciou tanto que decidiu nomeá-lo como hino oficial da Umbanda. 

Em 1961, no Segundo Congresso Brasileiro de Umbanda, este hino foi finalmente oficializado.

 

José Manuel Alves, ainda compôs canções de diversos estilos musicais e dezenas de pontos de Umbanda como "Saravá Banda", "Pombinha branca", "Prece a Mamãe Oxum", "Ponto dos Caboclos", "Prece a Mamãe Oxum", "Xangô Rolou a Pedra", "Xangô, Rei da Pedreira", "Homenagem à Mãe Menininha" entre outros.

 

O Hino da Umbanda é fruto da fé profunda de um homem simples que, embora as deficiências da matéria, soube exteriorizar com sua visão e inspiração espiritual todo seu amor pela nossa querida religião.

 

Guardem a fé, irmãos!

 

Fonte: Tenda Espírita Zurykan

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!