Banner Radio
Texto. O culto a Santa Sara Kali
28/05/2018 00:09 em Umbanda

Santa dos desesperados, ofendidos e desamparados. 

Reza a lenda que seu culto começa no início do calendário cristão, quando, Maria, mãe de Jesus, sua irmã Maria Jacobina, Maria Madalena, Marta, Lázaro e Maxíminio, foram atirados ao mar sem provisões ou remos, e Sara rezou e prometeu que se chegassem a algum lugar com vida passaria o resto de seus dias com a cabeça coberta por um lenço. 

 

Aportaram em Saintes Mares de la Mer, na França e foram acolhidos por um grupo de ciganos, povo que cultua Sara como sua mentora espiritual até os dias atuais.

 

Outras lendas dizem que Sara na realidade era filha de Jesus com Maria Madalena, e que Madalena foge com a filha da perseguição dos romanos.

 

Kali significa “Negra” na língua sânscrito, por isso Santa Sara participa do culto das Madonas Negras ou Virgens Negras, onde incluímos outras divindades históricas como Isis, Cibele, Diana, Deméter, Perséfoles,  Kali, Nossa Senhora de Guadalupe, Nossa Senhora Aparecida, dentre outras. 

 

O culto das Madonas negras na realidade é um culto à Mãe Terra, o princípio feminino, a Mãe Primordial. As divindades apresentam sua qualidades e forças, mas nossa verdadeira reflexão em uma data como hoje é de saudar o sagrado feminino que existe dentro de cada um de nós, saudar as mães, as esposas, as filhas, as mulheres e o princípio feminino da criação dentro de cada um nós, saudar GAIA.

 

Este momento vem a nós no auge do Outono, período onde a escuridão tem mais força que a luz, representado por dias mais curtos e noites mais longas. O frio superando o calor do pai Sol. Isso mostra que estamos mais voltados para nossas sombras, nossas dificuldades, nossas fraquezas. 

 

É neste momento que pedimos um colo de mãe e buscamos dentro de cada um de nós como este amor verdadeiro pode nos curar e abrir uma nova perspectiva para o que esta por vir.

 

Neste contexto, Santa Sara Kali é louvada no momento exato, pois ela é a protetora da maternidade, mulheres que não conseguem engravidar ou mulheres que pedem um bom parto. Todas recorrem a Santa Sara e ao serem atendidas ofertam um lenço aos pés da Santa.

 

Ofertemos a Santa Sara os lenços e véus que corrompem nossa vista e nossas atitudes por uma vida espiritual mais sadia, em paz e com amor.

 

Pedimos a nossa Mãe que nos ajude a ter um “bom parto” para uma vida nova.

 

Rogamos sua proteção e deixamos estes véus aos vossos pés!

 

Optchá, Arriba, Kaliyê… 

Saravá Santa Sara Kali

Saravá o Povo Cigano

Saravá Kali

 

Arte: Portfólio Orádia

 

#santasara #santasarakali #umbanda #ciganos #povocigano #xamanismo #kali #gaia #madonanegra

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!