Banner Radio
História: Félix Nascentes Pinto e o Primado do Brasil
28/04/2016 16:32 em Um pouco de história

Félix Nascente Pinto nasceu em 1º de Abril de 1900, em Macaé, no Estado do Rio de Janeiro.
Em 1911, mudou¬-se para o então Distrito Federal. Aos 25 anos, sentiu sua primeira manifestação mediúnica, procurou então o senhor Benjamim Gonçalves Figueiredo, que possuía uma Tenda de Umbanda ( Caboclo Mirim).


Veio para São Paulo, encontrou, no bairro de Vila Anastácio, um casal que muito às escondidas praticava a Umbanda, e aí Félix juntou-se a eles, continuando a praticar o culto. Passaram-se os anos, Félix percebeu que já estava na hora do Umbandista impor-se.

Em 1950, fundou sua própria Tenda, a Tupã Oca do Caboclo Arranca Toco, só consegui registra-la em 1953 com o nome ASSOCIAÇÃO ESPIRITA “LUZ E VERDADE” ; a qual até hoje funciona dentro dos princípios e ensinamentos deixados por Ele.

Em1952, apesar das perseguições e outras perturbações, resolveu levar a Umbanda para a rua, fazer uma grande festa pública. Com muito sacrifício, essa festa foi feita no SENAC, na Rua Galvão Bueno, no bairro da Liberdade.
Era em homenagem a Oxossi e ao Caboclo Arranca Toco.
Em 1960 fundou o Primado em São Paulo; atual Primado Organização Federativa de Umbanda e Candomblé do Brasil.
Hoje já passaram cerca de 2 mil tendas pelo PRIMADO DO BRASIL, que continua com a mesma finalidade: congregar, defender e promover a Umbanda.

Fez sua “grande viagem” no dia 20 de Setembro de 1975, deixando uma lacuna jamais preenchida dentro dos corações de quem com ele conviveu. Seus ensinamentos estão vivos nas mentes em que foram semeados.

Numa lição de amor, humildade, caridade e abnegação (pois nem na doença ele se afastou de seus “filhos”, ensinou a todos os umbandistas de verdade o quanto é difícil permanecer fiel ao sentimento nobre e puro de servir aos irmãos necessitados sem se envaidecer ou endeusar). Na verdade, muitos são os que pretendem subir a íngreme montanha da Umbanda pura, porém são raros os que não desanimam no meio da escalada, ou não optam por caminhos mais fáceis. Muitos são os chamados, porém poucos os escolhidos.

 

A sua Benção Pai !!

 

 

FONTE: perfil de Mãe Maria Aparecida Naléssio no Facebook

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!