Banner Radio
22 de Março - Dia Mundial da Água
22/03/2016 13:42 em Sociedade
O 22 de março é marcado anualmente como o Dia Mundial da Água. A data é destinada principalmente a discutir os temas relacionados a esse importantíssimo e necessário bem que a natureza nos dá e que é tantas e tantas vezes relegado a planos inferiores entre aqueles que são necessários à vida. Segundo recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, os países membros da ONU devem promover atividades no dia para promover a conscientização sobre a necessidade de preservação de recursos hídricos, destacando a importância da água para a sobrevivência humana e para a manutenção da saúde.

 

Desde 1994, em todo 22 de março a ONU escolhe um tema central para as comemorações do Dia Mundial da Água. As campanhas são educativas e de conscientização. Este trabalho de marketing social e ambiental tem cinco objetivos estratégicos.

1 - Gerar conhecimento e construir capacidades em prol da cooperação pela água;

2 - Conscientizar sobre a importância, os benefícios e os desafios da cooperação em questões relacionadas à água;

3 - Provocar ações concretas e inovadoras em prol da cooperação pela água;

4 - Fomentar parcerias, diálogo e cooperação pela água como prioridades máximas, mesmo após 2013;  

5 - Fortalecer a cooperação internacional pela água para abrir caminho para os objetivos de desenvolvimento sustentável defendidos por toda a comunidade que trata sobre água e atendendo às necessidades de todas as sociedades.

 

CAMPANHAS de 1994  -  2016

 

  

 

1994 - CUIDAR DA ÁGUA É FUNÇÃO DE CADA UM
Na primeira campanha, em 1994, a ONU usou como tema o tema “Cuidar da água é função de cada um”. O objetivo era conscientizar a população da importância da ação de todos na conservação dos recursos hídricos. Sempre é muito importante que cada um faça a sua parte.
 
1995 - MULHERES E ÁGUA
A feminização da pobreza é uma cruel realidade. Questão de gênero: as mulheres por cuidar da família, sobretudo das crianças, são as que mais sofrem com a falta de água. Dois subtemas foram escolhidos pela ONU para guiar a campanha: a poluição da água e a degradação ambiental.
 
1996 - ÁGUA PARA CIDADES SEDENTAS
A campanha da água em 1996 enfatizou a crescente crise enfrentada por muitas regiões do mundo. Dados do International Water Management Institute mostram que, no ano de 2025, 1.8 bilhão de pessoas de diversos países deverão viver em absoluta falta de água, o que equivale a mais de 30% da população mundial. Daí o tema da ONU: Água para cidades sedentas.
 
1997 - ÁGUAS DO  MUNDO: HÁ O SUFICIENTE?
A água, em bem finito, é fundamental para a vida. Mas, infelizmente, os recursos hídricos estão enfrentando demandas cada vez maiores, e a concorrência entre os usuários não para de crescer. Pior: para cada mil litros de água utilizados, outros 10 mil são poluídos. Segundo a ONU, parece estar cada vez mais difícil se conseguir água para todos, principalmente nas regiões mais pobres do planeta dos países em desenvolvimento.
 
1998 – ÁGUA SUBTERRÂNEA: O RECURSO INVISÍVEL
A água invisível está nos lençóis freáticos. Este é um tesouro guardado no subsolo e que começa também a ser explorado e, terrível, a ser poluído. Mineradoras e poços artesianos clandestinos poluem as águas do subsolo e comprometem seu uso futuro.
 
1999 – INUNDAÇÕES - TODOS VIVEM RIO ABAIXO
O Brasil e o mundo vivem a cada temporada de chuvas a tragédia das inundações. As inundações não são consequências apenas das chuvas excessivas, mas sobretudo da interferência do homem no meio ambiente. A ocupação irregular do solo, a impermeabilização das áreas urbanas, os aterramentos e a devastação das matas ciliares são as motivações principais.
 
2000 - ÁGUA PARA O SÉCULO 21
A pressão sobre o uso da água na agricultura, nas cidades e na indústria só crescem. E esse crescimento não é acompanhado por uma gestão racional dos recursos hídricos. O reuso da água ainda é um programa isolado e que precisa ser massificado.
 
2001 - ÁGUA E SAÚDE
Água sustenta a vida. Quando as águas adoecem, o meio ambiente e a saúde do homem ficam ameaçados. Segundo a ONU, 50% da taxa de doenças e morte nos países em desenvolvimento ocorrem por falta de água ou pela sua contaminação. São necessários esforços governamentais concretos para fornecer água potável e melhorar a saúde da população.
 
2002 - ÁGUA PARA O DESENVOLVIMENTO
As discussões sobre o tema mostram sempre a pressão do uso da água para promoção do desenvolvimento e geração de riqueza. Mas a ONU adverte: O estado de deterioração dos recursos hídricos em muitas partes do globo aumenta e hà necessidade de uma melhor gestão dos recursos integrados à água.
 
2003: ÁGUA PARA O FUTURO
A preocupação está na ordem do dia da ONU e de todos os países. São 7 bilhões de pessoas vivendo no planeta Terra e consumindo água de todas as formas: na alimentação, na indústria, no lazer e na produção de energia. O alerta da ONU é para a que cada um pense melhor sobre a qualidade da água doce disponível para as gerações futuras.
 
2004 - ÁGUA E DESASTRES
A água pode ser vida e também pode ser morte. Tanto o clima como a água podem ter um impacto devastador no desenvolvimento socioeconômico e no bem-estar da humanidade. É importante monitorar esses eventos e alertar a população sobre as precauções cabíveis.
 
2005 - ÁGUA PARA A VIDA
A ONU marcou (2005-2015) a “Década Internacional da Ação Água para a Vida”, e a data de celebração do Dia da Água não poderia estar de fora. O enfoque é justamente colocar, como objetivo do milênio, todos os esforços para mostrar que os recursos hídricos precisam ser preservados por serem essencial à vida.
 
2006 - ÁGUA E CULTURA
Por ser um bem vital e muitas vezes sagrado, a água está no centro de movimentos religiosos, nos ritos e cerimônias. Faz parte da cultura, da arte, da música, da pintura e das danças.
 
 
2007 - LIDANDO COM A ESCASSEZ DE ÁGUA
A escassez da água é uma realidade, daí a necessidade de maior integração e cooperação para assegurar a gestão sustentável, eficiente e equitativa dos recursos hídricos. A escassez está justamente onde estão os maiores aglomerados humanos.
 
 
2008 - SANEAMENTO
A falta de saneamento é o principal foco de doença e mal estar. E os dados da falta de saneamento são alarmantes. Pela estatísticas, uma criança morre a cada 20 segundos decorrente das condições precárias de saneamento.
 
2009 – ÁGUAS  TRANSFRONTEIRIÇAS:  A ÁGUA DA PARTILHA,  PARTILHA DE OPORTUNIDADES
Como as aves, as águas não obedecem fronteiras. Rios e lagos são usados, muitas vezes, para fazer fronteiras. Mas não são muitos os rios do mundo que nascem e deságuam num mesmo país. Geralmente, as águas situadas em regiões fronteiriças são motivos de conflitos e não de parcerias. O tema busca estimular a construção do respeito mútuo, da compreensão e da confiança entre os países na promoção da paz.
 
2010 - ÁGUA LIMPA PARA UM MUNDO SAUDÁVEL
Ao mesmo tempo que a água saudável é vetor de saúde, se estiver contaminada pode ser vetor de doenças.   O tema qualidade da água busca refletir não só a importância, mas também a defesa e proteção dos mananciais.
 
2011 - ÁGUA PARA AS  CIDADES: DESAFIO URBANO
O Brasil é um bom exemplo. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outros grandes centros urbanos sofrem, ao mesmo tempo, da falta d’água e com as enchentes. A água que inunda é tão poluída que não pode ser aproveitada e água que se consome tem que ser buscada a longas distâncias.
 
2012 – ÁGUA E  SEGURANÇA ALIMENTAR
Todos os alimentos para serem produzidos ou confeccionados precisam de água. Uns mais outros menos. Faz parte da campanha, coordenada pela FAO, além de sempre preservar os mananciais, consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água e reduzir o desperdício escandaloso de alimentos.
 
2013 – ANO DA COOPERAÇÃO PELA ÁGUA
Ao estabelecer este tema, a ONU busca conscientizar sobre a necessidade de cooperação por esse recurso e sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água. O acesso à água pode ser fonte de conflito, mas também é um catalisador de cooperação e construção da paz.
 
2014 – ANO DA ÁGUA E ENERGIA 
A escolha se deu porque água e energia estão intimamente interligadas e são interdependentes, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.
 
2015 – ÁGUA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
A ONU definiu 2005 – 2015 como DÉCADA DA ÁGUA. Durante essa década, a cada ano a UN-Water (agência da ONU que coordenou ações sobre água doce e saneamento) escolheu um tema para discussão. Em 2015, fechou o ciclo com o tema Água e Desenvolvimento Sustentável.
 
2016 – “Água e Empregos: Investir em Água É Investir em Empregos” 
 
 
“ÁGUA E EMPREGOS: INVESTIR EM ÁGUA
É INVESTIR EM EMPREGOS”
 
O Brasil tem no rio Doce o melhor exemplo de como o não investimento na qualidade, na proteção e na preservação das águas, seja dos mananciais, dos rios ou dos mares, pode comprometer muitíssimo empregos e a renda da população.
 
 
O rio Doce que abastecia as cidades e dava emprego para os ribeirinhos
 
 
O rio Doce depois do rompimento da barragem da SAMARCO: a tristeza da morte da biodiversidade e das oportunidades de trabalho para a população. 
 
 
 
 
 
O tema escolhido pela Organização das Nações Unidas que cuida da temática de recursos hídricos e saneamento (ONU Água) para os debates no âmbito das comemorações pelo Dia Mundial da Água, festejado em 22 de março é “Água e Empregos: Investir em Água É Investir em Empregos”. O anúncio foi feito no mês passado, em paralelo à divulgação do lançamento do Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial na temática de recursos hídricos – UN World Water Development Report 2016 – que se dará em Genebra, na Suíça, também no dia 22 de março.
 
 
 
TEMAS PARA 2017 e 2018
 
Ainda foram definidos os temas que balizarão os debates do Dia Mundial da Água para os próximos dois anos. 
Em 2017, as discussões serão sobre Água Residual, aquela resultante de algum processo, como o industrial, e que geralmente pode ser reutilizada para fins que demandem menos qualidade. 
Em 2018, o tema será Soluções Naturais para a Água.
O Consórcio PCJ durante seus 26 anos de atuação tem alertado à comunidade, poder público e o setor privado, sobre os impactos econômicos que a falta de água pode acarretar à sociedade. Exemplo disso, é que desde 2014 novas outorgas de uso da água estão suspensas nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Bacias PCJ), devido a mais grave crise hídrica já vivida pela região. Com isso empresas tiveram de alterar seus planos de investimentos ou até mesmo a inviabilização de novas plantas na região, cancelando investimentos e geração de empregos.
O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, julgou como relevante o tema escolhido para o dia Mundial da Água, em especial pelo momento que passa as Bacias PCJ. “Investimentos na gestão da água é uma questão de saúde pública, bem-estar e desenvolvimento econômico sustentável, já que a nossa região representa o 3º parque industrial do país”, afirma.
 
 
 
FORUM MUNDIAL DA ÁGUA 
Brasília receberá o próximo encontro em abril de 2018
 
O Fórum Mundial da Água acontece a cada três anos. É o maior evento do mundo com a temática dos recursos hídricos. A capital brasileira, que concorria com Copenhague (Dinamarca), foi eleita em fevereiro de 2014, durante a 51ª Reunião do Quadro de Governadores do Conselho Mundial da Água (WWC), em Gyeongju (Coreia do Sul), para sediar o Fórum Mundial da Água de 2018.
 
 
 
O Brasil apresentou o tema ‘Compartilhando Água’, para integrar os assuntos discutidos nas edições anteriores do evento, dando continuidade aos debates já realizados sobre os desafios do setor de recursos hídricos.
 
Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), uma equipe de avaliadores já esteve em Brasília e produziu um relatório sobre infraestrutura de transportes, mobilidade urbana, rede hoteleira e locais para realização do Fórum, que serviu de subsídio para que a cidade fosse a escolhida.
 
FONTE: http://www.folhadomeio.com.br/publix/fma/folha/2016/03/agua264.html
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!