Banner Radio
Notícia: Iemanjá recebe homenagens de devotos no Rio
05/02/2017 10:41 em Umbanda

 

Iemanjá recebe homenagens de devotos no Rio Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
Guilherme Ramalho - O Globo

 

RIO - Uma série de homenagens a Iemanjá será realizada nesta terça-feira, 2 de fevereiro, dia da "rainha do mar". Desde 9h, devotos se concentram na Cinelândia para a cerimônia de abertura, com a tradicional saudação aos orixás. Em seguida, a partir das 11h, seguirão em cortejo pelas ruas do Centro até a Praça Quinze, onde uma embarcação, com capacidade para transportar 1.200 pessoas, irá até a altura da Praia de Icaraí, em Niterói, para entregar as oferendas para a "grande mãe d'água".

A partir das 14h, haverá também uma manifestação cultural na Praça dos Estivadores, na Zona Portuária, com apresentações de ijexá, samba de roda e afoxé.

- Há 51 anos, fazemos a entrega das oferendas à Iemanjá, que é um dos orixás mais conhecidos e venerados do Brasil. Ela é considerada senhora de todas as cabeças e adorada por todas as religiões afro-brasileiras - disse Carlos Machado, presidente do Afoxé Filhos de Gandhi, que espera entre 4 e 5 mil participantes para as comemorações deste ano.

O grupo Afoxe Filhos de Gandhi participou da homenagem Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo

 

Machado também aproveitou as homenagens para pedir mais união entre todas as religiões.

- O que temos sofrido nos últimos 10 anos é um absurdo por parte das igrejas eletrônicas, que têm sua origem na própria religião afo-brasileira, cujo líder maior continua sendo o Gandhi umbanda. Se aceitássemos provocações, a esta altura já teria se iniciado uma guerra. Desejamos então união e paz, independentemente de qualquer religião. O Deus é um só - destacou.

 

Uma série de homenagens é realizada para Iemanjá

Fonte: http://m.extra.globo.com/noticias/rio/iemanja-recebe-homenagens-de-devotos-no-rio-18589795.html

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!